Futuras Profissões com a Tecnologia

É certo que, futuramente, as profissões vão mudando e muitas já não existirão mais, porém, a boa nova é que muitas outras surgirão. O futuro já está começando e trazendo diversos avanços para a população, com isso, surgem novas necessidades, e são elas que trazem as novas profissões. Muitos pais e mães orientam seus filhos a buscarem profissões e se formarem em áreas tradicionais, com a esperança de gerar mais qualidade de vida para eles, portanto, pouco sabem esses papais e mamães que talvez a profissão do filho deixe de existir. Confira quais devem surgir e quais correm o risco de serem extintas.  

Profissões que podem desaparecer 

Na área de vendas:  Caixas, vendedores e operadores de telemarketing poderão ser substituídos pelos softwares interativos.  

Na área da gastronomia: Garçons e até alguns cozinheiros poderão ser substituídos por menus interativos e algumas máquinas automatizadas.  

Direito: Softwares ligados ao governo e algoritmos poderão substituir os escrivães, assistentes e até advogados.  

Na área do transporte: Motoristas de caminhão e ônibus, taxistas e auxiliares de estacionamento poderão ser substituídos por aplicativos e veículos autônomos.  

A área da contabilidade: A mais ameaçada, podendo ser futuramente substituída por criptomoedas, digitalização, aplicativos e afins.  

Na arquitetura: Áreas que trabalham com imagens, contas e ações poderão facilmente perder o espaço para máquinas e apps. Assim, cartógrafos, desenhistas de eletrônicos e profissionais que fazem desenhos de arquitetura poderão ser substituídos.

Essas são algumas das profissões que podem ficar ultrapassadas em um futuro próximo, porém, se formos pensar a fundo, muitas profissões manuais poderão entrar nessa lista.  

Você está preparado para o futuro? Os avanços tecnológicos pedem uma internet de qualidade. Conheça e compare planos clicando aqui!

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 3lzOBanInnhiwFTB1HRSJbciTUBBQORAyTIGnB19KaqNNONv_uwfggsLxnGs2X40CKupQ5RjePfJaoW8_nVtJzk3Awroh-YqKla80Zp4IsG642VgibauZXL3TtBYrdYX2A

Profissões do futuro 

Segundo o Guia do Estudante, são essas algumas profissões que surgirão nos próximos anos 

  • Detetive de dados; 

Uma espécie de investigador de dados. 

  • Gestor de desenvolvimento de negócios de inteligência artificial; 

Define, cria e aplica programas úteis para acelerar vendas e negócios de IA. 

  • Analista de cybercidade; 

Garante a segurança e a funcionalidade das cidades, através de dados e estatísticas. 

  • Corretor de dados pessoais; 

Faz o monitoramento e a comercialização de dados de clientes, buscando maximizar ganhos em bolsas de dados. 

  • Guia de loja virtual; 

Atende o cliente virtualmente. Trabalho remoto (como muitos, no futuro). 

  • Alfaiate digital; 

Obtém virtualmente as medidas dos clientes, para garantir compras bem-sucedidas.  

  • Coach; 

A profissão já vem se espalhando, para ajudar as pessoas a compreenderem assuntos e aumentarem seu desempenho. 

  • Gerente de equipes humano-máquinas; 

Promovem a interação entre humanos e máquinas. 

  • Técnico de saúde assistida por inteligência artificial; 

Faz análise, diagnóstico e tratamento para pacientes, através de médicos e tecnologia remota. 

  • Talker / Walker; 

Passa tempo online com idosos, a fim de observar, conversar e dar assistência. 

  • Facilitador de TI; 

Exploram tendências digitais, criam ambientes e plataformas.  

  • Controlador de estradas; 

Planeja, observa e monitora estradas e espaços aéreos.  

Podemos dizer que profissões que envolvem criatividade, trazem soluções para problemas da sociedade e envolvem tecnologia são as próximas grandes profissões. Empreendedores devem focar nesses atributos – criatividade, inovação, soluções, tecnologia, facilidades.  

Percebeu também que, algumas profissões antigas vão continuar existindo, porém com uma nova “roupagem”? Serão atualizadas para o mundo digital, exigindo outras experiências e conhecimentos do profissional, mas sem deixar de existir. Como, por exemplo, vendedores, alfaiates, atendentes e afins.  

Como consequência, novos cursos surgirão, para profissionalizar pessoas que tenham interesse em fazer parte desse futuro profissional. Se você trabalha nas áreas citadas como “as próximas profissões que podem desaparecer” fique tranquilo, pois essas mudanças não são tão bruscas assim. Essas substituições devem acontecer lentamente, e uma boa solução é procurar se informar e se atualizar sempre, para não ficar para trás no mercado profissional e no futuro digital. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *